Análise: Guitar Rage

Se você sempre quis jogar Guitar Hero no PC mas não pode fazê-lo pois seu computador não tem os requisitos suficientes ou acontece algum erro na instalação, passe a jogar Guitar Rage!

Guitar Rage é um game bem semelhante aos famosos Guitar Hero e Rock Band. Porém, seu diferencial está em seu tamanho, que é bem mais leve comparado aos outros games já citados acima. Além disso, é um game extremamente VICIANTE! Por isso, decidi fazer uma análise sobre este jogo, que me deu muitos momentos de alegria em tempos passados.
Sim, eu disse 'tempos passados' pois atualmente não jogo mais Guitar Rage. Mas o tempo que eu joguei foi o suficiente para me surpreender!

Ficha técnica:
Nome do jogo: Guitar Rage
Gênero: Musical
Classificação: Everyone (Livre)
Desenvolvedor: Odig Games
Lançamento: 2008
Consoles: PC


100% brasileiro e de graça!
Isso mesmo, Guitar Rage é um software 100% brasileiro, criado pela Odig Games. Logo, o jogo virá totalmente em português, tornando mais fácil entender as funções. E também, o GR (vamos abreviar, pois cansa ficar digitando 'Guitar Rage' toda hora!) é totalmente gratuito. 'Se você pagou por esse jogo, denuncie'. Essa frase aparece antes da introdução do jogo, deixando claro que é um game feito para todos jogarem, independente de se ter dinheiro ou um computador bom. Legal, não é?

Jogabilidade
A jogabilidade é igual á dos famosos Guitar Hero/Rock Band: você deve tocar as notas das músicas que rolam pela pista no momento certo, como se estivéssemos tocando um instrumento. Os botões para tocar as notas podem ser escolhidas pelos próprios jogadores, no menu de 'Configurações'. Dá pra jogar com o controle USB também. Outro dia eu ensino. Voltando ao jogo: é possível escolher entre esses três instrumentos: guitarra, baixo ou bateria. E também é possível escolher a dificuldade que vai tocar (fácil, médio, difícil, extremo e GrMaster - é igual ao 'extremo', mas é ainda mais difícil). Em algumas músicas, só haverá a linha de guitarra e apenas uma dificuldade. Mas é possível encontrar na net músicas com todas as dificuldades com bastante facilidade. Se você não conseguir tocar a música, sua 'barra de vida' irá ficar vermelha e você falhará. Após terminar de tocar a música, uma porcentagem será exibida, mostrando quantas notas você acertou e quantas estrelas conseguiu.
Como o GR é um jogo feito especialmente para os computadores mais 'pobres' de hardware, seus gráficos são todos em 2D. Mas isso não significa que os gráficos do GR são ruins: o game é feito nos mínimos detalhes (tem animações dos músicos tocando ao fundo, como em Guitar Hero, por exemplo). O diferencial do jogo é sua pista, que não é 'deitada' como a dos outros games musicais, e sim 'de pé', e essa é uma das maiores marcas de GR. 'Diga não à pista deitada', também é outra frase que aparece na introdução de Guitar Rage. Bom, quem já jogou Guitar Hero com certeza vai se familiarizar rapidamente ao GR, isso eu garanto.

Músicas
A maioria das músicas são Rock. Se você gosta das músicas de Guitar Hero e Rock Band, na internet é possível achar músicas desses games convertidas para o GR. Outro ponto muito importante é que é possível criar a nossa própria música! Mas isso é meio complexo de falar agora, então, é assunto para algum post no futuro. As músicas são essenciais para jogarmos, é claro. Como há a possibilidade de criarmos as próprias músicas, existem milhares de músicas diferentes para o game espalhadas por aí (geralmente em comunidades do Orkut). Basta dar uma procurada na internet para achar os sons de seus artistas favoritos. O legal é que as músicas nada mais são do que uma pasta com um arquivo .mp3 e alguns documentos do Bloco de Notas, essenciais para o funcionamento da música. Assim, um som para o Guitar Rage, às vezes, não atinge menos de 10Mb.

Treinamento
Se você toca guitarra, quando não consegue tocar uma música, o que você faz? Vai treinar, claro. Isso também pode ser feito no Guitar Rage. No modo 'Praticar', você pode errar à vontade que não vai tirar seus pontos (afinal, você está treinando). Quando você estiver bom o suficiente, já pode ir tocar a música no modo normal de jogo e mostrar o recorde aos amigos.

Star power!
Não está dando conta de tocar aquela música difícil e sua barra de vida está no vermelho? Ou você está fazendo aquele solo legal e quer escutar as palmas da galera? Use o star power! Assim como os games Guitar Hero/Rock Band (OK, isso está ficando repetitivo), o game também tem um 'modo turbo' que pode ser ativado quando a barra de Star Power fica cheia. Quando ativado, a pista ficará amarela (ou de outra cor, dependendo do tema que você usa) e você ouvirá as palmas da platéia. O recurso também serve pra ajudar a sua barra de vida a aumentar. Use sempre!

Temas
Deixar os programas com a nossa cara é o que há, certo? E deixar os games mais ainda. Por isso, o Guitar Rage também tem suporte a temas, para modificar a aparência do jogo e deixar o visual mais legal. Também há a possibilidade de criamos os próprios temas (não tem segredo, basta entender um pouco de edição de imagem), afinal os temas são apenas imagens .png modificadas. Um tema tem geralmente 50Mb e (dependendo do que você procura) pode ser achado na internet com facilidade também.

Crazy Mode
É um modo de treinamento onde você toca uma jam de 1 minuto, por 30 vezes seguidas. Tocar a mesma música 30 vezes seguidas? Legal, deve ser fácil. Mas não é: toda vez que a música começa de novo, ela volta mais difícil, daí o nome Crazy Mode. É muito bom se divertir por lá quando você já tocou todas as músicas que você tem. Meu recorde foi até o level 13. Se alguém conseguiu mais, comenta aí em baixo...

Eu e o Guitar Rage
Esse game me deixou muito viciado quando eu joguei, a ponto até de eu criar um blog sobre o jogo, chamado Guitar Rage Vicio (um nome que expressava bem o que eu sentia). Eu permaneci nesse blog por um ano, mas quando parei de jogar GR, passei a administração do blog ao JP Travain, que está no comando da página até hoje. Lá você pode encontrar temas que eu mesmo fiz e tutoriais para o jogo de minha autoria também. Espero que gostem e deixem um comentário para o JP, pois ele está fazendo muito bem o trabalho que eu não quis mais fazer =D

Prós e contras
- Jogo muito viciante!
- Gráficos semelhantes aos de Guitar Hero/Rock Band
- Dá pra jogar com os três instrumentos principais do rock
- Bastante temas e músicas na internet
- É de graça e é feito por brasileiros
- O fundo animado não rodou no meu PC
- Não tem modo online

Que a força esteja com você!
#estacaodosjogos

 

 © 2011 - 2012 Estação dos Jogos | Design por Tiago Muniz e Jefferson Costa
 PageRank