Análise: Shadow of the Colossus

Quando ouvi falar desse jogo pela primeira vez, só pelo nome imaginei que seria igual ao God of War: muita ação, muito sangue, armas pra dar upgrade e até a possibilidade de lutar com monstros gigantes. Mas quando eu joguei pela primeira vez, foi totalmente diferente de tudo o que eu imaginei: não havia (muita) ação e as armas não recebiam upgrades. Mas os gigantes, sim! Pelo menos isso tinha! E eles também não eram como eu pensava...

Ou seja, Shadow of the colossus é aquele jogo que é diferente do que a gente imagina quando houve falar pela primeira vez, mas, é claro, é diferente pra melhor! Depois dessa análise que eu escrevi falando tão bem do jogo, será preciso dizer que eu fiquei muito viciado? Leia...
Ficha técnica
Nome do jogo: Shadow of the colossus
Gênero: Ação, aventura, puzzle
Classificação: Teen (12 anos)
Desenvolvedora: Sony Computer Entertainment/Team Ico
Lançamento: 18/10/2005 (na América)
Consoles: PS2 e PS3

História
Wander vai até um lugar conhecido como Forbidden Lands (Região proibida, em português) para procurar e derrotar 16 criaturas gigantes chamadas Colossos. Tudo isso com o objetivo de ressucitar uma moça chamada Mono, que foi de alguma maneira sacrificada (não se sabe por quê ela foi morta e nem por que Wander quer ressucitá-la). Ele conta com a ajuda de Dormin, uma entidade que parece ter o poder de reviver os mortos. Dormin diz à Wander que trará Mono de volta à vida se ele matar os 16 colossos que habitam as Forbidden Lands. Mas ele também avisa que fazer isso (matar os colossos e reviver uma pessoa) custará um alto preço pra Wander.
Wander parece não ligar e parte para a sua missão contando apenas com a ajuda do seu fiel cavalo Agro, a Ancient Sword (uma espada, capaz de encontrar os colossos) e um arco. O resto da história, confira você mesmo!

Um jogo diferente
O Shadow of the Colossus conseguiu se consagrar no mundo dos games por fazer a diferença: ao contrário dos outros games que você mata vários inimigos pelo caminho até chegar no chefão, em Shadow of the Colossus não há nenhum inimigo a não ser os colossos. Ou seja, é um jogo onde todos os inimigos são chefões. Matar um colosso é um desafio tecnicamente fácil: basta descobrir o seu ponto fraco no corpo (simbolizado por uma marca azul), escalar o monstro e dar muitos golpes nessa parte com a espada.
Os colossos
Todos os colossos são diferentes uns do outros. Alguns têm formas humanóides, outros vivem na água e alguns podem voar. Os colossos são grandes. Existem alguns colossos pequenos, mas todos são sempre maiores que Wander. Cada um tem um ponto fraco em um lugar diferente e cada um exige uma tática do jogador. Em alguns casos, você deverá usar o cenário onde se ambienta a luta ao seu favor ou então fazer o colosso executar uma determinada ação para conseguir chegar até seu ponto fraco. Um exemplo é o quarto colosso, Phaedra. Confira no vídeo abaixo:


É como eu disse no começo: é só você descobrir o ponto fraco do colosso que a luta fica bem mais fácil...
Depois que você mata o colosso, a alma dele vai entrar em você (quando você zerar o jogo vai entender por que isso acontece) e você será perguntado se deseja salvar o jogo. Você também voltará pro castelo opnde está o corpo de Mono.
Encontrando os colossos
Os colossos estão espalhados pelo grandíssimo (e vazio) território das Forbidden Lands. Para encontrá-los, você deve inclinar a sua espada. Uma vez inclinada, você verá vários raios separados na ponta da espada. Para saber se você está na direção certa, veja se os raios separados se juntam em algum ponto ou se o seu controle começa a vibrar quando a espada é apontada para alguma área. Aí é só seguir caminho, junto com o nosso único companheiro, Agro.
Nosso único companheiro
Não há palavras melhores pra definir Agro! Agro é o nosso cavalo e também o nosso meio de transporte. O seu diferencial é que ele é controlado por inteligência artificial. É só você pedir pra ele andar e ele o fará, virando as curvas do caminho perfeitamente como se a gente estivesse mexendo o analógico. Muito legal! Ele também é obediente. Pode chamar que ele vem. E ele até ajuda Wander em algumas lutas contra os colossos.
Mas o pessoal da Team Ico faz as coisas nos mínimos detalhes, e assim como os cavalos 'de verdade', Agro pode errar o percurso ou 'empacar' (parar de andar do nada). Por isso, é recomendado você ficar mexendo o analógico, mesmo que Agro ande sozinho.

Saúde, armas e stamina
A barrinha de saúde fica localizada na parte inferior direita da tela do jogo. Ela é pequena, por isso é recomendável você realizar upgrades (leia mais sobre isso à frente). A barra de stamina é um círculo rosa que fica em cima da barra de vida. Ela representa sua força para ficar pendurado nos lugares. Se o círculo começar a ficar preto, significa que você está perdendo a força de agarre. Se você estiver nadando, indica que você está ficando sem ar. Também é recomendável fazer um upgrade nessa barra, afinal, quanto mais stamina, ficará melhor para escalar os colossos. Ao lado da barra stamina hà um quadradinho indicando a arma que Wander está usando.
Fazendo upgrades
É possível aumentar as barras de saúde e a stamina de Wander. Para aumentar a barra de vida, você deve comer as frutas espalhadas pelas arvores das Forbidden Lands. Pra pegar uma fruta, é só selecionar o arco-e-flecha, mirar na fruta, atirar e comer. Para aumentar a barra de stamina, há dois jeitos: é só procurar um lagarto que tenha rabo branco. Só lagartos com rabo branco é que podem fazer o upgrade acontecer! Pra matar, é só dar alguns golpes de espada nele ou uma flechada. O problema é que eles são um pouco difíceis de matar, pois se mexem muito rápido. Ou se preferir, é só ir matando os colossos que a sua barra vai ficando maior automaticamente. Mas é só um pouquinho... por isso eu recomendo você procurar os lagartos mesmo.

--- Dica para encontrar lagartos e frutas
Você pode encontrar lagartos e frutas perto daquelas torres onde você descansa/salva o jogo. Se você deixar Agro por perto, às vezes ele perseguirá os lagartos e pisará em cima deles pra você, deixando a tarefa de matá-los mais fácil (pois como eu já disse, eles se mexem rápido, então é muito difícil pegar eles). Lembre-se sempre que apenas lagartos de rabo branco servem pra aumentar a stamina! Se Agro pisar em lagartos com rabos de outra cor, chame-o, pra ele sair andando e soltá-lo. E as árvores próximas às torres sempre têm frutas. É só comer e salvar!

Correndo contra o tempo
Depois que você termina o jogo uma vez, é desbloqueado o modo Time Attack. É um modo de jogo onde o objetivo é matar os colossos antes que o tempo acabe. Se você conseguir passar, ganhará muitas recompensas úteis, como um mapa indicando o local das frutas que aumentam a barra de saúde, uma roupa que te deixa invisível para os colossos, novas espadas e até a possibilidade de mudar a cor do Agro. Se você terminou o jogo no hard, é desbloquado o Time Attack Hard, que segue as mesmas regras do Time Attack mas o tempo pra matar os colossos é menor e você ganha itens melhores entre eles o paraquedas e a Queen Sword (uma espada que destrói o colosso com apenas um golpe no ponto fraco). Os itens ganhos no Time Attack normal não podem ser usados no Time Attack Hard e vice-versa.

Bom, é isso aí. A análise desse jogo extremamente AWESOME termina por aqui! Se você nunca jogou, jogue e se vicie! SOTC é o melhor game de PS2!

Que a força esteja com você!
#estacaodosjogos

 

 © 2011 - 2012 Estação dos Jogos | Design por Tiago Muniz e Jefferson Costa
 PageRank