Pra que servem aquelas letras nas capas dos jogos?

Sempre que vou comprar jogos e olho pra capa, topo com esses selos.
Não ligava muito para eles, mas notei que todos os encartes de jogos têm um, então resolvi pesquisar sobre o que significava aquilo. E a resposta é mais simples do que eu imaginava!

O que são esses selos e pra que servem?

Esses selos são a classificação etária dos games.

Eles são projetados para fornecer informações sobre o conteúdo do jogo e sugerem a que grupo de idade o game deve ser jogado. Eles também dizem se os jogos contêm violência, cenas sexuais, linguagem imprópria, etc...

Cada selo representa um tipo de jogo, que vai desde à EC (Jogos para crianças de 3 anos) até AO (Jogos com temática adulta). Essa classificação é feita para os pais saberem o tipo de conteúdo que há nos games que seus filhos compram.

Quem é que faz a classificação?

Uma ótima pergunta que você deve estar fazendo...quem coloca esses selos nos games?

É a ESRB (Entertainment software rating board), uma das maiores empresas classificadoras de jogos eletrônicos. Seu sistema de classificação é semelhante ao MPAA (empresa que classifica filmes nos EUA e em várias partes do mundo).

Cada jogo classificado pela ESRB ganha um selo indicativo. Como há vários games no mercado, há selos diferentes para todos os tipos de games. São eles:

(EC) Early Childhood
Como o nome diz, são jogos para crianças na primeira infância (crianças maiores de 3 anos). Como são jogos destinados ao público infantil, não têm quaisquer tipos de violência, sexo ou linguagem imprópria. São jogos - na maioria das vezes - educativos e 'bonitinhos'.

(E) Everyone
Games de classificação livre, que qualquer pessoa pode jogar. Não é por que são livres que esses jogos são ruins: alguns jogos com classificação 'E' são realmente bons. O famoso Gran Turismo e o Legend of Zelda, por exemplo. Esses títulos têm violência leve/fantasiosa.

(T) Teen
Jogos com classificação 'T' são os mais famosos! Todo mundo compra!
Sõa jogos destinados aos adolescentes. Contém temas como violência, linguagem imprópria, humor negro e temas sugestivos. Há vários exemplos de jogos nessa categoria, como o mundialmente famoso Guitar Hero e o Bully, um jogo que é muito bom, mas foi proibido no Brasil.

(M) Mature
Games com conteúdo impróprio para pessoas com menos de 17 anos. São parecidos com os jogos com classificação 'T', porém, a violência é mais intensa, há referências sexuais, linguagem imprópria e consumo de drogas e àlcool. Jogos como God of War e Resident Evil têm esse selo de classificação.

 (A ou AO) Adults Only
Jogos com conteúdo impróprio para menores de 18 anos (Sim! Isso existe!). Esses jogos contêm representação de cenas de sexo, violência, sangue, gore, palavrões, tudo de ruim que um jogo deve ter...
Alguns exemplos famosos são o Gears of War e o GTA San Andreas.
Apesar de jogos com classificação 'A' existirem, eles são raros de encontrar, pois muitas vezes não são publicados pelos consoles, por causa da censura.

Como a ESRB faz a classificação?
A empresa publicadora do jogo preenche um questionário sobre o jogo e também manda vídeos do gameplay em seu conteúdo mais extremo para o pessoal da ESRB. Quando os vídeos chegam, eles assistem e assim, dão uma classificação de acordo com o conteúdo dos vídeos. Aí, esse famoso selinho é adicionado na capa dos jogos e vai para o mercado.
Conheça o site oficial da ESRB: http://www.esrb.org/index-js.jsp
É por isso que todos os jogos, independente dos consoles, sempre têm esses simpáticos selos!

E você, aí sentado, lendo?
Seus jogos favoritos têm quais selos? Comente aqui!

 

 © 2011 - 2012 Estação dos Jogos | Design por Tiago Muniz e Jefferson Costa
 PageRank