Dicionário de expressões gamer de A a Z

A
Aliança = Alianças estão presentes na maioria dos jogos MMORPG. É o mesmo que 'Clã'.
Arcade = Jogos de Fliperama.
Anti-aliasing = Muito usado em jogos em 3D, é um efeito que deixa os objetos do jogo mais lineares. Isso ocorre para que os jogos tenham gráficos mais reais. Quanto mais anti-alialising, melhor será o gráfico do jogo.

AI = Inteligência artificial, NPC.
Acomplishment = Fazer alguma tarefa extra para ganhar recompensas. Por exemplo, no FIFA Online, se você realizar o acomplishment day (tarefa do dia) corretamente, você pode ganhar dinheiro ou um jogador novo para seu time.

B
BG = BattleGround (campo de batalha, o lugar onde ocorrerá a luta).
Ban = Abreviatura para "Banido". O jogador pode ser banido de um game ou de um fórum sobre determinado jogo se desrespeitar alguma regra interna (ser um flammer, enviar spam, e fazer uso de cheats).
Boss = Os chefões dos jogos. São inimigos geralmente bem difíceis de derrotar e que muitas vezes pode deixar o jogador horas à fio até eles serem mortos. Costumam deixar bastante loot's ou alguma outra coisa importante (uma chave pra abrir uma porta, por exemplo).
Bazinga = O mesmo que 'te peguei'. É usada depois de alguma brincadeira ou frase irônica.
Beat'n Up = São jogos de 'andar e bater'. Você anda pelas fases e enfrenta inimigos.

C
Caixista = Jogador de Xbox, que ama e defende a plataforma com unhas e dentes. São rivais dos sonystas.
Combo = Golpes dados simultaneamente sem parar em um oponente. Dependendo do jogo, bastante combos podem resultar em alguma reconpensa (mais experiência, mais força, novas armas).
Camper = Jogador que fica o tempo todo parado no mesmo lugar esperando o oponente passar para matar. Apesar de ser uma boa tática, quem faz camper é considerado noob, afinal, você só fica esperando em vez de partir pra cima.
Clã ou Clan = Os clãs, geralmente presentes em jogos de MMORPG, são vários usuários que fazem grupos nos jogos, para juntos, poderem ir avançando. Os clãs são compostos, na maioria das vezes, de jogadores bastante experientes no game. Também podem ser chamados de 'Aliança'.
Console = É o video-game em si. Não entendeu? Exemplo: Se alguém fala que vai comprar um console novo, ela quis dizer que vai comprar um videogame novo.
Código = Versão brasileira da palavra "Cheat"
Cheat = Trapaça, truque, códigos
Cheater = Jogador que utiliza-se de trapaças e truques sujos para poder evoluir em um game.

D
Demo = Versão inacabada de algum jogo que foi disponibilizada pelos produtores para que os jogadores tenham uma noção de como vai ser a versão final. Em alguns casos, as versões demo vazam na internet.
DPS = Damage per Second (Danos por segundo). Refere-se ao poder de dano que uma arma ou magia tem sobre o oponente. Quanto mais DPS tiver, melhor!

E
Engine = É o motor dos games.
Enemy/Enemies = Inimigos

F
Flame = Veja 'Flammer'
Flammer = Jogador que xinga e pratica cyberbullying com outros jogadores.
FPS = Essa é bem fácil : significa First Person Shoot (Jogo de tiro em primeira pessoa)
Frag = Número de inimigos que você matou em um jogo. Se você tem 200 frags, significa que você matou 200 inimigos. Expressão muito comum em jogos de tiro, como Counter Strike.

G
Gank = Matar um oponente quando ele menos espera, armando uma emboscada e o enganando de alguma forma.
Game = 'Jogo' em inglês (oh, sério, não diga!)
Gamer ou Gameplayer = Pessoa que joga games online e/ou videogames com frequência.
Glitch = Erro na engine do jogo. Elas podem ocorrer a qualquer momento e é fácil de perceber: personagens atravessando paredes, flutuando, pedaços do cenário sumindo entre muitas outras.
GL = Iniciais de "Good Luck" (Boa sorte!). Muito usada em jogos Multiplayer antes de começar a luta.

H
Hype = Significa que algum assunto está dando o que falar. Um exemplo bem claro foi o Mortal Kombat 9, que virou uma Hype, depois que foi confirmada a presença de Kratos, do jogo God of War.
Headshot ou head-shot = Em jogos de tiro, significa tiro na cabeça.
Hits = Número de combos que um jogador executa em um adversário. Quanto mais hits melhor!
Hack = Uma modificação feita em algum jogo. Por exemplo, os famosos Guitar Hero's hackeados, que têm suas músicas trocadas por outras da preferência do hacker.
Hack'n Slash = Não tem nada a ver com o guitarrista Slash. São jogos que misturam o beat'n up com aventura. Ou seja, a gente anda, enfrenta alguns inimigos, resolve quebra-cabeças e chega no fim da fase. Um exemplo de hack'n Slash é o God of War.

I
Inteligência artificial = Personagem (ou alguma outra coisa do game) controlada pelo console e não por você. Veja também "NPC"

J
Java = Engine muito usada para criar jogos, principalmente de celulares.
Jogos Java = Jogos feitos em linguagem Java.

K
Kill Steal = Veja "Roubar o Frag".
K.O = Abreviatura de "Knocked Out" (nocauteado).
Knocked Out = Veja "K.O".

L
Lag = erros, lentidão, incompatibilidade ou glitches freqüentes em um game. Muitas vezes, ocorrem lags quando o DVD do jogo foi gravado incorretamente ou quando o computador não suporta o game.
Lammer = Mentiroso. Jogador que se acha o melhor em um jogo, mas é apenas um noob que usa cheats. Na linguagem da informática, lammer é uma pessoa que diz ser hacker, que invade computadores, mas é tudo farsa!
Loot = Recompensa que um inimigo deixa quando morre. Pode ser desde experiência até armas, roupas e magias. Em alguns jogos, quanto mais combos, melhores prêmios.
Geralmente, os chefes (Boss) deixam as recompensas mais importantes quando derrotados.
LAN =Sigla de Local Area Network (Rede de Área Local). É uma rede de computadores conectada. Muito usada para disputas online com amigos, onde cada um fica em um computador, jogando uns contra os outros...
LGT = Jogador que só joga games legítimo. Ou seja: não joga games hackeados ou com mods.

M
Mod ou Modding = Jogo modificado por usuários. Veja "Hack".
Multiplayer = Jogo que permite a participação de mais de um jogador. Há jogos multiplayer online, que necessitam de uma onexão com a internet e jogos multiplayer offline, comum nos consoles, onde cada pessoa usa um controle pra jogar.
MMORPG = Sigla para "Massive Multiplayer Online Role Playing Game". Achou grande? Mas o significado é simples: é um jogo Multiplayer online onde os jogadores interagem em um ambiente massivo. Você deve fazer missões pra evoluir e atacar outros jogadores.
MOB = Abreviatura para 'Mobile Player'. É o ato de juntar todos os inimigos em um lugar e matá-los todos juntos.

N
Newbie ou Noob = É uma expressão muito popular. A maioria dos jogadores conhece, e até quem não é gamer já escutou. Trata-se de um usuário iniciante em um game, que não sabe ainda os comandos. Também pode ser um usuário que joga a bastante tempo, mas mesmo assim, ainda não sabe jogar direito. Se o jogo for MMORPG, o noob é uma presa fácil.
NPC = Abreviatura para "Non player character" (algo como 'Personagem sem jogador'). Se refere à jogos onde os inimigos são controlados pelo console ou computador.
Nintendista = Jogador que gosta de consoles da Nintendo, como o Wii e o DS.

O
Overclock = Aumentar a velocidade de processamento de um dos dispositivos do computador a fim de conseguir um melhor desempenho em jogos pesados. Ou seja: é fazer uma peça do PC funcionar em seu máximo só pra conseguir jogar bem.
Owned = Ridicularizar um jogador perante outros players.
Ownado = Humilhado.

P
Player = Jogador
Player Killer = Jogador que mata todos os outros players em um jogo online.
Player Killer Killer = Jogador que mata Player's Killer's.
PK e PKK= Abreviaturas de 'Player Killer' e 'Player Killer Killer' respectivamente
Point and Click = Games de computador onde se usa o mouse para jogar.
PWND ou POWNED = Dar uma super ownada em um jogador.
PT = Abreviatura de 'Parada Total'. Usa-se quando o jogo está com muito lag e pára de responder.
PS1, PS2, PS3 = Abreviaturas de Playstation 1, Playstation 2 e Playstation 3 respectivamente.
PSN = Playstation Network
Puzzle = Jogos de quebra-cabeça

R
Random player killer = Lembra-se dos Players Killers? O Ramdom Player Killer é um jogador que mata outros jogadores, mas aleatoriamente, sem motivos.
RPG = Abreviatura para 'Role Playing Game'. São jogos onde você entra no papel do seu personagem e evolui de nível, compra itens e em alguns casos, até pode modificar a sua aparência.
RTS = Jogos de estratégia em tempo real, como Starcraft.
Roubar o frag = Matar um inimigo que outro player já estava matando e receber a recompensa que era dele.

S
Savepoint = Um ponto no jogo onde podemos salvar o nosso progresso.
Sonysta = Jogador que gosta dos consoles da Sony (PS1, PS2, PS3) e defende esta plataforma com unhas e dentes.
Shooter = Jogos shooter são games que mesclam tiros com aventura. Não confunda com FPS, pois FPS é em primeira pessoa e shooter é em terceira pessoa. Como Resident Evil 4.
Sandbox = Jogos que se passam em um mundo aberto, que podemos explorar. Como a série GTA e Bully.

T
Tower defense = Jogos onde o objetivo é defender um territorio e evitar que os inimigos cheguem lá. Um exemplo é o jogo em flash Asus Motherboard Mayhem.
Troll = Os usuários trolls gostam de entrar em fóruns e mudar o assunto dos tópicos, postar notícias que são mentira, provocar as pessoas e deixá-las furiosas. O símbolo dos trolls é o famoso trollface.

U
Upgrade = Significa subir o nível de uma arma/magia em um jogo. Ou seja, passar um item do Level 1 para o Level 2.
Username = Nome de usuário

V
Nenhuma palavra!

X
Xiter = É o mesmo que 'Cheater'.
Xbox Live ou apenas 'Live'= A 'internet' do Xbox

W
Wave = Em jogos Tower Defense, é a 'onda' de inimigos que está vindo atacar a torre.

Z
Zerar um jogo = Terminar um game.

0
1337 = Top de linha, de primeira, de elite, muito bom, coisas do tipo...
3RL = Abreviatura para '3 Red Lights' (três luzes vermelhas), um famoso erro de hardware do Xbox. Toda vez que acontece, três luzes vermelhas na frente do console são ativadas.

...

Você sabe mais palavras do vocabulário gamer? Compartilhe seu conhecimento com a gente comentando aqui no blog! Precisamos de mais palavras, pois o dicionário ainda tem poucas expressões!

Nos ajude!

E que a força eseja com vocês!
#estacaodosjogos

 

 © 2011 - 2012 Estação dos Jogos | Design por Tiago Muniz e Jefferson Costa
 PageRank