Dicas para cuidar do seu console


Cansado de gastar dinheiro com consertos para seu console ou em controles novos? O videogame anda apresentando problemas como 3RL ou não lê alguns jogos? O console está sujo e você não sabe como limpar? O Blog Estação dos jogos lhe dá 26 dicas de ouro para cuidar melhor do seu videogame e usufruir dos melhores jogos!

1 - Compre seu console em uma loja confiável e pergunte sobre o tempo de garantia. Se seu videogame dar problema antes da garantia terminar, você pode recorrer à uma assistência técnica oficial e resolver seu problema ou até trocar o console.

2 - Ao comprar consoles em lugares que 'vendem mais barato' (tipo a Galeria Pagé), peça sempre nota fiscal! Qualquer defeito que der, você tem o comprovante que pagou pelo aparelho e pode exigir seus direitos de consumidor. Esta dica serve não só pra videogames, mas também pra todos os produtos comprados no mercado xingi-lingui.

3 - Se seu console for desbloqueado, não use mídias mal-gravadas ou arranhadas. Elas forçam muito o raio-laser, podendo até queimá-lo, inutilizando assim o console.

4 - Aliás, se puder, use apenas mídias originais. Elas são caras, mas gastam menos raio-laser, o que equivale a um videogame 'vivo' por mais tempo.

5 - Passe sempre uma flanela nas mídias antes de pôr no console. Limpe com um paninho leve e sem fazer muita força. Mídia limpa, console feliz!

6 - Nunca, jamais, em nenhuma hipótese coloque o dedo no raio-laser ou naquele ferrinho que fica se mexendo no seu console. Basta um toque pra o videogame ficar inútil pra sempre!

7 - Mantenha seus jogos dentro de caixas ou naquelas bolsinhas de colocar DVD. Não deixe eles largados por aí, senão a mídia estraga.

8 - Quando você for jogar um jogo e começar a fazer um barulhinho tipo "TECTECTECTEC", tire o game na hora e troque de mídia, pois você comprou um game mal-gravado.

9 - Deixe o console em um lugarzinho reservado só pra ele, e não do lado de um monte de tranqueiras e outros aparelhos. De preferência, deixe em um local ventilado, em uma superfície firme, para evitar superaquecimento e 3RL.

10 - O videogame está empoeirado? Limpe com um pano seco e leve. Não passe o pano nos buraquinhos de ventilação. Use um aspirador de pó (sim...um aspirador de pó, você não leu errado) para limpar estas áreas.

11 - Nunca abra seu console. Mande um técnico (de confiança) executar esse trabalho por você.

12 - Desligue seu console da tomada quando não estiver usando. Quando menos se espera pode faltar luz, ou a força da energia ficar mais forte. Muitos videogames queimam por que seus donos deixam o dia inteiro na tomada.

13 - Não fique muito tempo com o console ligado. Além de ser prejudicial pro aparelho, é prejudicial para seus olhos. Muito tempo olhando pra tela da TV causa problemas de visão. (Por isso nós, nerds usamos óculos).

14 - Voltando àquele papo de original e pirata, compre controles e periféricos originais para seu console. Os piratas tendem a dar problemas como; não ser reconhecido pelo videogame ou ter um sensor wireless fraco, atrapalhando a jogabilidade. Não há nada mais chato do que estar jogando concentrado e do nada aparecer aquela mensagem 'Reconecte o periférico'.

15 - Os controles e periféricos devem ficar sempre guardados quando não estiverem em uso.

16 - Se você usa PS1, PS2 ou PC, provavelmente seu controle tem fio. Nunca enrole esse fio na superfície do controle. Em breve, o cabo começará a se descolar e isso atrapalhará bastante a jogabilidade.

17 - Se você usa PS2, compre memory card's originais. Cartões genéricos costumam corromper os saves dos jogos, ou em alguns casos, nem salvar os jogos.

18 - Ainda falando de memory card's de PS2: nunca apague o save 'Your system configuration'. Todas as informações do sistema ficam ali, e se ele for apagado, poderá inutilizar o console. Fora que esse save tem míseros 5Kb, espaço que não serve nem pra salvar um gol feito no PES.
19 - Se o console tiver suporte online, baixe apenas updates e firmwares oficiais! Não saia fazendo download de tudo o que você vê na PSN ou na Live sem saber pra que serve e quem fez.

20 - Use o console apenas para jogar. Não reproduza CD's e DVD's no seu videogame todos os dias, pois isso estragará o raio-laser. Para tanto, compre um home theather.

21 - Não significa que você não pode escutar CD's e assistir DVD's no seu console. Só quero dizer pra não fazer isso com frequencia, ou seu raio-laser perderá a vida útil mais rápido.

21 - Se os controles ou algum periférico ficarem com pó, tire usando uma escova de dentes seca ou um pano leve. Se quiser usar aspirador de pó, pode usar. Mas acho que só pra limpar um controle não precisa de tanta coisa assim.

22 - Não fique carregando o seu console pra lá e pra cá. Ele tem que ter um lugar fixo, só pra ele. Na dúvida, volte à dica N°9.

23 - Ao desligar o console, tire o jogo de dentro.

24 - Crianças pequenas e videogames não costumam se dar bem! Deixe seu console e periféricos longe de crianças pequenas, pois elas são curiosas e vão querer mexer ou pôr na boca. Isso pode causar um acidente e a perda de um controle wireless, por exemplo! =P... essa dica também se aplica a animais.

25 - Jogue com moderação e siga todas as dicas escritas aqui. Assim, seu console durará mais tempo e você se divertirá mais!

26 - Visite o blog Estação dos Jogos regularmente para poder aprender mais dicas de consoles, ler análises de games e novidades do mundo dos jogos!

Que a Força esteja com você!
#estacaodosjogos

 

 © 2011 - 2012 Estação dos Jogos | Design por Tiago Muniz e Jefferson Costa
 PageRank